Situações de Aprendizagem





     Nos encontros presenciais do curso, realizamos três oficinas no sentido de desenvolver e aprimorar as competências e habilidades de leitura, propiciando a reflexão e a socialização de nossas práticas pedagógicas, o que ajuda muito na diversificação das atividades para atender à heterogeneidade das turmas.
     Estudamos as estratégias, os procedimentos e as finalidades de leitura, desenvolvendo um trabalho de reflexão sobre as muitas possibilidades de exploração do texto. Foram estudados planejamentos de ações para antes, durante e após a leitura, partindo do que o aluno já tem, do que ele já sabe, levando-o a percorrer o texto percebendo pistas, confirmando ou retificando suas expectativas e antecipações, chegando à parte final de unir o que ele já sabia a respeito com o que adquiriu com a leitura. 


     “As situações de ensino são concebidas, fundamentalmente, para permitir aos alunos que ultrapassem seus próprios limites na direção definida pelas finalidades"- Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly


     Ao final, através de um trabalho cooperativo, montamos situações de aprendizagem,  considerando as habilidades e competências leitoras, conforme Roxane Rojo -("Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania"),
que foram socializadas e que serão postadas nos blogs de cada grupo.
     Além de ser um trabalho dinâmico, é flexível o suficiente para se adaptar às diversas turmas, dando margem à criatividade do professor para incrementá-las ou limitá-las, sem prejuízo dos objetivos propostos, conforme a necessidade de seus alunos.

     Algumas dessas situações de aprendizagem têm como base o texto "Avestruz", de Mário Prata:

                             
                                      Profa. ROBERTA VALLIM HOFFMANN MARCON




                       


                                                
                                                  Prof. RUBENS MAFRA CATALETTA JUNIOR


Outras duas situações de aprendizagem produzidas foram  com o texto "O Primeiro Beijo" - de Antonio Barreto.

Antes da Leitura

  • Aquecimento: A partir do título fazer inferências sobre qual seria o assunto do texto. O que o texto sugere?
  • Trabalhar vocabulário relacionando palavras difíceis para posterior verificação do uso do dicionário.
  • Ativação de conhecimento prévio ( já beijou alguém? Nunca beijou? Já ouviu falar como é?)
 Durante a Leitura


  • Trabalhar a leitura colaborativa visando à construção do sentido do texto;
  • Verificar confirmação de hipóteses;
  • Em que ambiente a história se desenvolverá?
  • Quais as possíveis personagens desse texto?
  • Em um determinado ponto ( à escolha do professor ), interromper a leitura para alguns questionamentos: Como imaginam que o texto vai se desenvolver? O que vai acontecer a seguir?
  • Trabalhar a leitura autônoma como meio para verificação e avaliação da proficiência do leitor;
  • Trabalhar a intertextualidade com “ Príncipe Desencantado", de Flávio Souza, com a música: “O primeiro beijo" -  ( Banda Os Magníficos ) e"  A arte de beijar",  de Eduardo Costa (link da página na web).

Depois da leitura

  • Fazer uma produção de texto do gênero “relatar” cujo título será: “Meu primeiro beijo”, observando a paragrafação, ortografia e tema.
  • A produção será revista, corrigida e havendo necessidade, reescrita pelos alunos.
                                           Profa. RENATA MARIA ZOLDAN VICIANO


O Primeiro Beijo

Ah como eu queria que voltasse o tempo
Pra viver de novo aqueles momentos
Lembra aquela noite no final da rua
Sobe o clarão da lua, a gente se olhou

E nasceu ali o fogo do desejo
E rolou um clima, o primeiro beijo
Aquela magia nos apaixonou
A gente se ligou e tudo começou
A nossa história de amor

Foi amor, amor, amor,
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(2x)

Mas quando não se rega a flor resseca e cair sem vida,
Não perfuma mais, pra quê continuarmos nessa insensatez
Pois o nosso orgulho estar nos destruindo
Ou a gente muda o nosso destino
Ou vamos acabar matando de uma vez
A força desse amor

Foi amor, amor, amor
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(4x) 


Texto de Eduardo Roz numa página da internet " A Arte de Beijar":

http://guia.mercadolivre.com.br/dando-primeiro-beijo-aprimorando-tecnicas-eduardo-roz-11354-VGP

Texto “Meu Primeiro Beijo” (Antônio Barreto)

Tempo Previsto: 6 aulas - Aplicação no 8º ano.


1) Ativação de conhecimentos de mundo e checagem de hipóteses:
  • Qual o significado do beijo?
  • Que sentimentos o beijo desperta?
  • O que um texto com o título "Meu Primeiro Beijo" sugere?
2)   Localização de informações:
Questões de interpretação do texto.
·        Quem são as personagens?
·        Onde aconteceu o primeiro beijo?
·        Quem narra a história?
·        Organize os principais acontecimentos da narrativa.

3)   Análise da estrutura narrativa:
·        Tempo;
·        Espaço;
·        Enredo;
·        Foco narrativo;
·        Clímax.

4)   Metas da atividade da leitura:
·        Qual é o público alvo do texto?

5)   Percepção de relações de intertextualidade:
·    Propor a leitura dos livros “O Primeiro Beijo” (Márcia Kupstas) / “O Primeiro Beijo” (Clarice Lispector).
·        Assistir ao filme “Meu Primeiro amor”.

  6)   Percepção de linguagens:
·        Uso de expressões da linguagem coloquial/Informal;
·        Discurso direto;
·        Discurso indireto.

7)   Discussão oral:
·        O que significa um beijo para você?
·        Existe idade certa para dar o primeiro beijo?
·        O beijo ainda tem um valor sentimental?

8)   Atividade de produção de texto:
·     Sugerir que contem uma história, cujo tema seja “o primeiro beijo”.


                                 Profa. ROSELI PEREIRA GOMES DA FONSECA



Uma situação de Aprendizagem com o texto "Pausa",  de Moacy Scliar:

                                  

    Profa. SABRINA JENSEN LOCATELLI



0 comentários:

Postar um comentário