Nos encontros presenciais do curso, realizamos três oficinas no sentido de desenvolver e aprimorar as competências e habilidades de leitura, propiciando a reflexão e a socialização de nossas práticas pedagógicas, o que ajuda muito na diversificação das atividades para atender à heterogeneidade das turmas.
Estudamos as estratégias, os procedimentos e as finalidades de leitura, desenvolvendo um trabalho de reflexão sobre as muitas possibilidades de exploração do texto. Foram estudados planejamentos de ações para antes, durante e após a leitura, partindo do que o aluno já tem, do que ele já sabe, levando-o a percorrer o texto percebendo pistas, confirmando ou retificando suas expectativas e antecipações, chegando à parte final de unir o que ele já sabia a respeito com o que adquiriu com a leitura.
“As situações de ensino são concebidas, fundamentalmente,
para permitir aos alunos que ultrapassem seus próprios limites na direção
definida pelas finalidades"- Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly
Ao final, através de um trabalho cooperativo, montamos situações de aprendizagem, considerando as habilidades e competências leitoras, conforme Roxane Rojo -("Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania"),
que foram socializadas e que serão postadas nos blogs de cada grupo.
Além de ser um trabalho dinâmico, é flexível o suficiente para se adaptar às diversas turmas, dando margem à criatividade do professor para incrementá-las ou limitá-las, sem prejuízo dos objetivos propostos, conforme a necessidade de seus alunos.
Algumas dessas situações de aprendizagem têm como base o texto "Avestruz", de Mário Prata:
Profa. ROBERTA VALLIM HOFFMANN MARCON
Prof. RUBENS MAFRA CATALETTA JUNIOR
Texto “Meu Primeiro Beijo” (Antônio Barreto)
Uma situação de Aprendizagem com o texto "Pausa", de Moacy Scliar:
Outras duas situações de aprendizagem produzidas foram com o texto "O Primeiro Beijo" - de Antonio Barreto.
Antes
da Leitura
- Aquecimento: A partir do título fazer inferências sobre qual seria o assunto do texto. O que o texto sugere?
- Trabalhar vocabulário relacionando palavras difíceis para posterior verificação do uso do dicionário.
- Ativação de conhecimento prévio ( já beijou alguém? Nunca beijou? Já ouviu falar como é?)
- Trabalhar a leitura colaborativa visando à construção do sentido do texto;
- Verificar confirmação de hipóteses;
- Em que ambiente a história se desenvolverá?
- Quais as possíveis personagens desse texto?
- Em um determinado ponto ( à escolha do professor ), interromper a leitura para alguns questionamentos: Como imaginam que o texto vai se desenvolver? O que vai acontecer a seguir?
- Trabalhar a leitura autônoma como meio para verificação e avaliação da proficiência do leitor;
- Trabalhar a intertextualidade com “ Príncipe Desencantado", de Flávio Souza, com a música: “O primeiro beijo" - ( Banda Os Magníficos ) e" A arte de beijar", de Eduardo Costa (link da página na web).
Depois da leitura
- Fazer uma produção de texto do gênero “relatar” cujo título será: “Meu primeiro beijo”, observando a paragrafação, ortografia e tema.
- A produção será revista, corrigida e havendo necessidade, reescrita pelos alunos.
O Primeiro Beijo
Ah como eu queria que voltasse o tempo
Pra viver de novo aqueles momentos
Lembra aquela noite no final da rua
Sobe o clarão da lua, a gente se olhou
E nasceu ali o fogo do desejo
E rolou um clima, o primeiro beijo
Aquela magia nos apaixonou
A gente se ligou e tudo começou
A nossa história de amor
Foi amor, amor, amor,
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(2x)
Mas quando não se rega a flor resseca e cair sem vida,
Não perfuma mais, pra quê continuarmos nessa insensatez
Pois o nosso orgulho estar nos destruindo
Ou a gente muda o nosso destino
Ou vamos acabar matando de uma vez
A força desse amor
Foi amor, amor, amor
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(4x)
Pra viver de novo aqueles momentos
Lembra aquela noite no final da rua
Sobe o clarão da lua, a gente se olhou
E nasceu ali o fogo do desejo
E rolou um clima, o primeiro beijo
Aquela magia nos apaixonou
A gente se ligou e tudo começou
A nossa história de amor
Foi amor, amor, amor,
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(2x)
Mas quando não se rega a flor resseca e cair sem vida,
Não perfuma mais, pra quê continuarmos nessa insensatez
Pois o nosso orgulho estar nos destruindo
Ou a gente muda o nosso destino
Ou vamos acabar matando de uma vez
A força desse amor
Foi amor, amor, amor
Foi paixão no coração
Foi mais que um sentimento
Eu sei que foi amor...(4x)
Texto de Eduardo Roz numa página da internet " A Arte de Beijar":
http://guia.mercadolivre.com.br/dando-primeiro-beijo-aprimorando-tecnicas-eduardo-roz-11354-VGP
Texto “Meu Primeiro Beijo” (Antônio Barreto)
Tempo Previsto: 6 aulas - Aplicação no 8º ano.
1) Ativação de conhecimentos de mundo e checagem de hipóteses:
- Qual o significado do beijo?
- Que sentimentos o beijo desperta?
- O que um texto com o título "Meu Primeiro Beijo" sugere?
Questões
de interpretação do texto.
·
Quem são as personagens?
·
Onde aconteceu o primeiro beijo?
·
Quem narra a história?
·
Organize os principais acontecimentos da
narrativa.
3)
Análise da estrutura narrativa:
·
Tempo;
·
Espaço;
·
Enredo;
·
Foco narrativo;
·
Clímax.
4)
Metas da atividade da leitura:
·
Qual é o público
alvo do texto?
5)
Percepção de relações de intertextualidade:
· Propor a leitura dos livros “O Primeiro Beijo”
(Márcia Kupstas) / “O Primeiro Beijo” (Clarice Lispector).
·
Assistir ao filme “Meu Primeiro amor”.
6) Percepção de linguagens:
·
Uso de expressões da linguagem
coloquial/Informal;
·
Discurso direto;
·
Discurso indireto.
7)
Discussão oral:
·
O que significa um beijo para você?
·
Existe idade certa para dar o primeiro beijo?
·
O beijo ainda tem um valor sentimental?
8)
Atividade de produção de texto:
· Sugerir que contem
uma história, cujo tema seja “o primeiro beijo”.
Profa. ROSELI PEREIRA GOMES DA FONSECA
Profa.
SABRINA JENSEN LOCATELLI
0 comentários:
Postar um comentário